Educação no Trânsito não tem idade.


Introdução

Não dá para brincar: trânsito não é autorama nem videogame! Para que tudo fique bem e ninguém se machuque, o negócio é ficar ligado nas leis de trânsito.
Tá certo que você ainda não dirige, mas na vida, o importante é construir o conhecimento desde cedo. Para isso, você deve ir se acostumando com essas leis para quando crescer e for dirigir e também para lembrar aos adultos o que fazer e o que não fazer quando eles estiverem dirigindo.


Tarefa

Imagine você fazendo parte de uma banca examinadora do comportamento no trânsito; e para avaliar os candidatos você usará uma ficha de avaliação. Você deverá avaliar dez candidatos. Após concluir esta avaliação, você estará apto a fazer um gráfico demonstrando os resultados.


Processo

Escolha do personagem:

Piloto

Guarda de trânsito

Pedestre

Ciclista

Cada grupo de três alunos será responsável por um dos personagens (sorteio) e, a partir daí, devem pesquisar os deveres do personagem escolhido.

Cada grupo deverá abrir um editor de texto e criar a ficha de avaliação do personagem escolhido, na qual deverá constar o seguinte:

Um cabeçalho com título da ficha de avaliação do (personagem escolhido), nome da escola, data da avaliação, total de SIM obtidos e divisões: comportamento (dez conceitos básicos para bom comportamento no trânsito); alternativas para resposta (sim), (às vezes), (Não).

Após a avaliação a  banca marcará em sua ficha o total de SIM assinalados. 

Depois de preenchidas as fichas, a banca fará um gráfico usando um editor gráfico para avaliar o comportamento dos candidatos avaliados, para isso, utilizará o total dos pontos da fichas de avaliação seguidos dos conceitos do tipo: 10, 9 ou 8pontos (parabéns); 7 ou 6 (mais atenção);  abaixo de 6 (sério risco de vida).

A banca deverá tabular os resultados e criar o gráfico, utilizando uma ferramenta apropriada.

 

Recursos

Aqui você terá alguns endereços onde poderá encontrar as informações necessárias para realizar as tarefas propostas.

Bom trabalho!
http://www.canalkids.com.br/cidadania/transito/transito.htm

http://www.fordkids.com.br/autoescola_arquivo.html

Entre em Teste os seus conhecimentos.

http://www.monica.com.br/institut/edu-tran/pag1.htm


Conclusão

O trânsito envolve a todos. O pedestre, a bicicleta, o automóvel, a carroça, a moto, o ônibus, o caminhão...fazem parte do nosso cotidiano. De uma maneira ou outra, participamos e somos atingidos por ele. As estatísticas apontam o Brasil como sendo campeão mundial em mortes por acidentes automobilísticos. Deste título nós não precisamos. Vamos buscar através da educação continuada, a melhoria das condições de trânsito em nosso país.

 

retornar